Mestrado Acadêmico
Publicado: 26/07/2017 - 14:15
Última modificação: 07/11/2023 - 15:18
No mestrado acadêmico, uma dissertação sobre um projeto de pesquisa é desenvolvida pelo(a) estudante em uma das linhas de pesquisa e grupos de pesquisa do PPGEELT, sob a orientação de um(a) dos(as) docentes credenciados(as).
O curso de Mestrado em duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. A composição curricular do curso perfaz um total de 40 créditos, assim distribuídos:
- 24 créditos em disciplinas obrigatórias (Dissertação de Mestrado);
- 18 créditos em disciplinas optativas (Demais disciplinas);
Observações:
- O estágio de docência na UFU é regido pela Resolução CONPEP 11/2011, a qual, em consonância com a Portaria Capes no 76, de 14 de abril de 2010, estabelece que os bolsistas da CAPES devem cumprir o estágio de docência no ensino de graduação, em dois semestres para o nível de doutorado e um semestre para o nível de mestrado, sendo que a obrigatoriedade fica restrita ao doutorado para o programa que possui os dois níveis, mestrado e doutorado. É importante salientar que a se estende aos bolsistas FAPEMIG.
- A Proficiência em Língua Estrangeira é obrigatória para que ocorra a defesa da dissertação
Conceitos:
- "A" - Excelente - 90 a 100% de aproveitamento; com direito a crédito
- "B" - Bom - 75 a 89% de aproveitamento; com direito a crédito
- "C" - Regular - 60 a 74% de aproveitamento; com direito a crédito
- "D" - Insuficiente - 40 a 59% de aproveitamento; sem direito a crédito
- "E" - Reprovado - 0 a 39% de aproveitamento; sem direito a crédito
Após a etapa de conclusão dos créditos em disciplinas, o discente deverá se matricular na disciplina Dissertação de Mestrado. A última etapa do curso é composta pela apresentação da dissertação a uma Banca Examinadora, em sessão pública. A integralização dos créditos e a aprovação da Dissertação conferem o título de mestre em ciências.
Bolsas de estudos:
Com relação à bolsa para mestrado, verifique as especificidades nos editais de processo seletivo de ingresso ou no item Bolsas.
O(a) ingressante deverá apresentar curso de graduação de longa duração (graduação plena) concluído e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Engenharia Elétrica ou áreas correlatas.