Mural de Coordenadores
Mural de Coordenadores
Luiz Carlos Gomes de Freitas
Nasceu em Uberlândia, MG, Brasil, em 1976. Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2003) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica de Potência pela mesma universidade. Em sua tese de doutorado ele desenvolveu um projeto inovador de retificador híbrido trifásico para correção ativa do fator de potência em sistemas de alta potência. Em 2008 ingressou no corpo docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde vem atuando desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa na área de Eletrônica de Potência e Sistemas de Elétricos de Potência. Desde 2010 é coordenador do Núcleo de Pesquisas em Eletrônica de Potência (NUPEP) da UFU. Em 2012 ele recebeu o 2 Prêmio Paper Award do IEEE-IAS-Industrial Automation and Control Committee (IACC) por sua contribuição para o desenvolvimento de estruturas de retificadores híbridos. Desde 2013 é pesquisador reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, e trabalha com pesquisa e desenvolvimento nas seguintes áreas: Eletrônica de Potência, Energias Renováveis e Qualidade da Energia Elétrica. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFU.
Jose Roberto Camacho
Jose Roberto Camacho concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica University of Canterbury Nova Zelândia em 1993. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 12 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 capítulos de livros publicados. Possui 1 produto tecnológico registrado, 3 softwares sem registro de patente, 1 processo ou técnica registrado e outros 4 itens de produção técnica. Publicou 10 artigos em jornais. Participou de 21 eventos no exterior e 11 no Brasil. Orientou 9 trabalhos de iniciação científica, 21 trabalhos de conclusão de curso, 23 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado na área de Engenharia Elétrica. No momento orienta 3 doutorandos, 1 mestrando e 1 iniciação científica. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagem. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas, Dispositivos de Potência, Geração Distribuída, Matemática para Engenharia, Elementos Finitos, Fontes Alternativas de Energia e Energia para o meio rural. Em suas atividades profissionais interagiu com 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: motor de indução, motor linear, monofásico, bifásico, motor assíncrono, gerador de indução, assimetria magnética, chaveamento de capacitores, conexão unitária e em grupo de geradores síncronos e controle de velocidade.
Jose Rubens Macedo Junior
Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado pela mesma instituição (2002) e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Desenvolveu seu pós-doutorado no Worcester Polytechnic Institute, Massachusetts, Estados Unidos (2015). Foi Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade da Energia Elétrica (SBQEE) no biênio 2011/2013 e Coordenador Geral da X Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica, realizada em 2013 na cidade de Araxá-MG. É Senior Member do The Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) desde 2007 e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Possui experiência no âmbito do setor elétrico brasileiro (1998 - 2009), tendo trabalhado como gerente de qualidade do serviço em três diferentes distribuidoras de energia elétrica. Tem atuado preferencialmente nos seguintes temas: qualidade da energia elétrica e distribuição da energia elétrica, com ênfase em redes inteligentes e medição da energia elétrica, assim como na identificação de faltas de alta impedância. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do Laboratório de Distribuição de Energia Elétrica (LADEE).