Núcleo de Pesquisa em Eletrônica de Potência (NUPEP)
Publicado: 17/05/2023 - 16:30
Última modificação: 26/02/2024 - 22:03
O NÚCLEO DE PESQUISA EM ELETRÔNICA DE POTÊNCIA (NUPEP)
tem atuado fortemente em áreas de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (cidades inteligentes e energias renováveis), Tecnologias de Produção (Indústria) e Tecnologias Estratégicas (Espacial). Desenvolve conversores estáticos para sistemas inversores para fontes alternativas de energia (conectados à rede elétrica e isolados), dispositivos de acionamento com velocidade variável, sistemas ininterruptos de fornecimento de energia, compensadores estáticos, para microrredes em corrente contínua e corrente alternada e técnicas de controle e gerenciamento de energia elétrica. São mais 100 dissertações de mestrado e mais de 40 teses de doutorado concluídas e inúmeros trabalhos publicados em congressos e periódicos. de grande relevância. Para saber mais, acesse www.nupep-ufu.com.
Em 2014 o professor Ernane Coelho atuou como professor visitante junto ao Grupo de "Microgrids", coordenado pelo Prof. Josep Guerrero, "Aalborg University", Dinamarca, e entre 2015 e 2019 ministrou cursos de curta-duração no tema de microrredes em CA para alunos de pós-graduação da "Aalborg University" e para profissionais da indústria (https://www.et.aau.dk/events/show/ac-microgrids--online-.cid489808).
Em 2022, o professor Luiz Carlos Gomes de Freitas teve o projeto de pesquisa intitulado "Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência" aprovado na chamda CNPq/MCTI/FNDCT Nº 25/2022 - Processo 406881/2022-7. O desenvolvimento de “Conversores Estáticos Inteligentes” tem atraído grande interesse por parte da indústria e da academia e promoveu a formação de uma rede de pesquisa unindo os pesquisadores Marcelo Simoes (Pesquisador da University of Vaasa, Finlândia) e Luiz Carlos Gomes de Freitas (Pesquisador da UFU, MG, Brasil). Os esforços a serem realizados durante a pesquisa trarão, com absoluta certeza, importantes conhecimentos tecnológicos para a comunidade científica, contribuindo, portanto, com o desenvolvimento da pesquisa em Eletrônica de Potência e para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Por meio da consolidação da rede de pesquisa em pauta, busca-se o aprimoramento científico professores, pesquisadores e de alunos pós-graduação que serão orientados nas áreas de redes inteligentes (smart grids) e microrredes (microgrids). Para dar continuidade aos trabalhos de colaboração, cabe destacar que o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFU, ao qual estão vinculados os pesquisadores e discentes do Núcleo de Pesquisa Eletrônica de Potência (NUPEP), faz parte do Programa UFU-CAPES-Print em execução até o final de 2024. Portanto, nos próximos anos, será possível enviar mais alunos de doutorado para realizar estágio de doutorado-sanduíche e pós-doutorado sob a supervisão do Professor Marcelo Godoy Simoes na University of Vaasa. O projeto conta ainda com apoio da CAPES e da FAPEMIG por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III.
Canal do NUPEP-FEELT-UFU no Youtube
Líder(es) do grupo:
Luiz Carlos Gomes de Freitas, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
http://lattes.cnpq.br/0855458644750836
Ernane Antônio Alves Coelho
http://lattes.cnpq.br/9183492978798433