Acontece

Minicurso - Técnicas de blindagem de campos magnéticos em baixa frequência

Programa de Pós-doutorado da UFU no âmbito do PPGEELT
por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 20/05/2025 - 14:30
Última modificação: 20/05/2025 - 14:33

 

É com muita satisfação que divulgamos a realização do 5º Minicurso a ser ofertado pelo PPGEELT no âmbito do Programa de Pós-Doutorado da UFU.

Essa iniciativa tem os seguintes objetivos:

  1. promover a inserção de pesquisadores brasileiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGEELT;
  2. melhorar o nível de excelência da produção científica do PPGEELT;
  3. contribuir para a formação de recursos humanos no âmbito do PPGEELT;
  4. difundir as linhas e grupos de pesquisa vinculados ao PPGEELT. 

O minicurso "Técnicas de Blindagem de Campos Magnéticos em Baixa Frequência" tem como objetivo apresentar fundamentos teóricos, técnicas práticas e ferramentas computacionais voltadas à mitigação de campos magnéticos gerados por fontes de baixa frequência. O conteúdo é direcionado a estudantes de pós-graduação, pesquisadores, alunos da graduação e demais interessados em estudos de compatibilidade eletromagnética e modelagem de sistemas elétricos.

Com uma abordagem didática e aplicada, o minicurso abordará desde os conceitos fundamentais e legislações envolvidas até técnicas avançadas de modelagem e otimização. Serão exploradas as características dos campos magnéticos gerados por linhas de transmissão aéreas e subterrâneas, os principais métodos de blindagem utilizados na prática e os impactos térmicos associados a essas soluções. Além disso, os participantes terão contato com ferramentas de simulação computacional 2D e 3D, aplicadas a casos reais de planejamento e mitigação.

Ao longo de seis aulas distribuídas entre os dias 9 e 18 de junho, o minicurso proporcionará uma formação técnica sólida, com foco em aplicações práticas e análise crítica de resultados. A proposta é oferecer subsídios para que os participantes possam compreender os desafios associados ao controle de campos magnéticos em ambientes urbanos e industriais, propondo soluções eficientes, seguras e otimizadas do ponto de vista técnico e econômico.

Minicurso: Técnicas de blindagem de campos magnéticos em baixa frequência

Certificados de participação serão emitidos pela Coordenação do PPGEELT 

Autor: Dr. Diogo Sampaio Cesar Souza, Docente no IFMG e Pesquisador do Programa de Pós‐Doutorado da UFU vinculado ao PPGEELT
Supervisor(a): Prof. Dr. Hélder de Paula
Data: 09 a 18 de junho de 2025
Horário: 19h00 às 21h00
Local: Microsoft Teams
Inscrições no link: CLIQUE >> INSCRIÇÕES

Ementa:

  1. 09/06: Introdução e fundamentos das técnicas de mitigação de campos magnéticos de baixa frequência: contextualização, valores limites de campo estabelecidos pelas normas e legislações nacionais e internacionais, características de fontes de campo de baixa frequência
  2. 10/06: Campos magnéticos gerados por linhas aéreas e subterrâneas: diferenças entre os perfis de campo e principais tipos de blindagens utilizadas para mitigação do campo magnético em cabos aéreos e subterrâneos (loops de baixo e alto acoplamento, chapas metálicas, canaletas).
  3. 11/06: Modelagem computacional 2D para simulação analítica e em elementos finitos de problemas de campo magnético gerado por linhas de transmissão e cabos subterrâneos: metodologia para simulação, resultados computacionais e experimentais.
  4. 16/06: Impacto térmico da presença da blindagem em linhas de transmissão: IEC 60287, redução na capacidade de transmissão de corrente (ampacidade) e modelagem térmica.
  5. 17/06: Técnicas de otimização (mono e multiobjetivo) para planejamento das configurações das blindagens: otimização das blindagens, técnicas multiobjetivo para minimização do campo, impacto térmico e custo.
  6. 18/06: Modelagem computacional 3D para simulação em elementos finitos de problemas de campo magnético: estudos de caso para blindagem na proximidade de caixas de emendas e trechos com cruzamento de cabos subterrâneos