Pesquisadores da UFU Conquistam Prêmio Internacional por Estudo Inovador sobre Correntes de Rolamentos Induzidas por Inversores
Publicado: 30/04/2025 - 09:48
Última modificação: 30/04/2025 - 10:48

Um artigo produzido por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT) da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia foi premiado pela Sociedade de Aplicações Industriais (IAS), ligada ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) dos Estados Unidos. A pesquisa, intitulada "Inverter-induced bearing currents: A thorough study of the cause-and-effect chains", aborda correntes de rolamentos induzidas por inversores e foi desenvolvida pelo pesquisador de pós-doutorado Marco Túlio Alves Êvo, sob supervisão do professor Hélder de Paula, com colaboração dos discentes de Doutorado André Mendonça Alzamora e Isabela Oliveira Zaparoli. O artigo foi publicado nos Proceedings of the 56th Annual Meeting of the IEEE Industry Applications Society, em 2021.
O prêmio visa reconhecer os autores de artigos de grande destaque na revista Industry Applications Magazine, publicada pela própria instituição. O Professor Hélder explica que os inversores são amplamente utilizados para o controle eficaz de motores elétricos, proporcionando a realização de diversas funções industriais. No entanto, esses dispositivos podem gerar fenômenos indesejados, como a circulação de correntes de alta frequência em partes internas do motor. Tais correntes podem danificar os rolamentos dos motores, prejudicando o desempenho dos equipamentos e, em casos extremos, levando à sua inutilização completa. O pesquisador destaca que "os estudos como esse que publicamos contribuem para a compreensão do problema e, consequentemente, para a concepção de alternativas para a sua solução, aumentando a confiabilidade dos sistemas motrizes e reduzindo o prejuízo das empresas."
Apesar da vasta quantidade de trabalhos sobre o tema, a questão das correntes induzidas em rolamentos por inversores permanece um assunto complexo, com informações dispersas e estudos fragmentados, dificultando uma compreensão abrangente. "Neste trabalho, conseguimos contemplar todos os fenômenos e questões pertinentes numa estrutura única, com o cuidado de gerar um texto compreensível não apenas para acadêmicos e pesquisadores, mas também para engenheiros da indústria. Isso capacita os profissionais a lidarem de forma mais eficiente com o problema", explica o professor.
Nos congressos do IEEE, milhares de artigos são apresentados anualmente, mas poucos são escolhidos para integrar a revista. Além disso, apenas dois artigos são selecionados para premiação. Os pesquisadores da UFU receberam o segundo lugar na premiação, um feito notável no cenário acadêmico. "Como cada pesquisa envolve muito tempo, dedicação e até sacrifícios pessoais, receber esse tipo de reconhecimento nos motiva a continuar trabalhando com afinco", acrescenteu Marco Túlio, que atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
Para mais informações sobre a produção, você pode acessar o artigo completo através do seguinte link:
https://ieeexplore.ieee.org/document/9677180