Chamada CNPq Nº 49/2024 – Concessão de bolsas no País (Doutorado, Pós-doutorado e Pesquisador Visitante)
Publicado: 16/01/2025 - 15:09
Última modificação: 16/01/2025 - 15:09
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para a chamada de concessão de bolsas, em todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País. Com um valor global de R$ 125 milhões, a chamada contempla seis modalidades de apoio à pesquisa, em cronograma único. O prazo para submissão das propostas vai até 30 de abril de 2025.
As bolsas estão distribuídas entre os programas de Pós-Doutorado Junior (PDJ), Pós-Doutorado Empresarial (PDI), Pesquisador Visitante Especial (PVE), Pesquisador Visitante (PV), Doutorado Sanduíche Empresarial (SWI) e Doutorado Sanduíche no País (SWP). As bolsas devem ter início de 1º de dezembro de 2025 a 15 de junho de 2026.
Entre as novidades da chamada, destaca-se a substituição da modalidade de Pós-Doutorado Sênior (PDS) pela modalidade Pesquisador Visitante (PV), cujas regras foram ampliadas, permitindo que doutores com mais de sete anos de conclusão do doutorado possam se candidatar.
Além disso, a modalidade Pesquisador Visitante Especial (PVE), que não estava disponível nas edições anteriores, foi incluída nesta edição, oferecendo uma nova oportunidade para pesquisadores de destaque.
As modalidades Doutorado Sanduíche no País (SWP) e Doutorado Sanduíche Empresarial (SWI) contam agora com novos benefícios, como taxa de bancada e auxílios para deslocamento e instalação, para os casos em que a distância entre a origem e o destino seja superior a 350 km. Os valores específicos para cada modalidade podem ser consultados nas tabelas de bolsas e taxas no País, conforme a Portaria 1502/2023.
As propostas de bolsas nas modalidades PDJ e PDI devem ser enviadas diretamente pelos candidatos, enquanto as propostas para as modalidades PV, PVE, SWP e SWI devem ser submetidas pelos anfitriões, supervisores ou orientadores nas instituições de origem.