Caracterização da rigidez em pessoas com a doença de Parkinson por meio de uma órtese de punho

por Andressa de Moura Periolo
Publicado: 25/10/2023 - 15:29
Última modificação: 12/12/2023 - 16:12
Caracterização da rigidez em pessoas com a doença de Parkinson por meio de uma órtese de punho

A rigidez é definida como um aumento da resistência da articulação em movimentos passivos, sendo uma anormalidade do tônus muscular resultante de distúrbios extrapiramidais e possui um grau de resistência constante independentemente da posição do ângulo da articulação. Embora o tremor seja o sinal motor mais conhecido pela população, as alterações na marcha e a presença de rigidez nos membros superiores e inferiores são os mais incapacitantes para o indivíduo com a doença de Parkinson (DP). A rigidez é um dos sintomas cardinais da DP e pode ser encontrada em mais de 83% dos individuos com DP. Este evento altera a qualidade de vida destes indivíduos, mas muitas vezes é difícil ser caracterizada por um profissional da saúde. A forma utilizada atualmente pelos profissionais da saúde para a medida da rigidez é a Unified Parkinson?s Disease Rating System (UPDRS), que é um método subjetivo sujeito a erros na avaliação. Devido a importância da avaliação correta da rigidez para a qualidade de vida para as pessoas com a DP, diversos esforços têm sido propostos para caracterização da rigidez das pessoas com a DP de uma forma objetiva. Os métodos utilizados para a avaliação objetiva da rigidez, normalmente são compostos por sensores inerciais para registrar o movimento, ou por sensores eletromiográficos que registram a ativação muscular, ou ainda por servomotores, todos esses métodos, geralmente, utilizam os movimentos de flexão e extensão de alguma articulação para o registro dos sinais. Desta forma, a equipe vislumbrou a possibilidade da utilização, de forma inédita, de uma órtese de punho instrumentada com sensores de força e de corrente para caracterização da rigidez em indivíduos com a DP, comparando com o grupo de indivíduos hígidos. Outra abordagem importante deste projeto será a definição da correlação entre a rigidez e o estágio da DP. Salienta-se que o conhecimento do estágio atual e futuro da DP é uma preocupação recorrente dos indivíduos com a DP. Testes estatísticos serão aplicados às características obtidas para os grupos e para cada indivíduo com o intuito de se obter os seguintes resultados: (i) Modelo matemático para previsão do estágio futuro do indivíduo com a DP; (ii) Correlação entre a rigidez e o estágio da DP; (iii) Melhor caracterização da rigidez nos indivíduos coma DP. A obtenção de resultados indicará o sucesso do uso de órteses como uma ferramenta capaz caracterizar a rigidez para a criação de um modelo matemático que preveja o estado futuro do indivíduo com a DP.

Artigos publicados:

de Souza DB, de Oliveira Andrade A, Milagre ST, Pereira AA. Possible solutions for oxygenation support in critically ill patients with COVID-19. Res. Biomed. Eng. 2021;37(2):389–402. doi: https://doi.org/10.1007/s42600-020-00124-1. Epub 2021 Jan 3. PMCID: PMC7778687.

Silva, G.L., Zaruz, M.J.F., Milagre, S.T. et al. Assessment of the performance of classifiers in the discrimination of healthy adults and elderly individuals through functional fitness tasks. Res. Biomed. Eng. 39, 245–258 (2023). https://doi.org/10.1007/s42600-023-00271-1